Conheça as duas vertentes de planejamento e saiba por onde a sua empresa precisa caminhar para ter sucesso e captar clientes

Planejamento estratégico e financeiro são termos muito usados no mundo contábil e empresarial. Mas, diferentemente do que muitos pensam, um planejamento não tem nada a ver com o outro. E a intenção deste artigo é justamente fazer essa desmistificação dos modelos de planejamento estratégico e financeiro. Confira a partir de agora tais diferenças e caminhe com mais conhecimento no proceder das suas estratégias empresariais.

As diferenças

Quando o planejamento se atenta apenas ao balanço financeiro da empresa, sem levar em consideração os fatores externos de mercado, podemos dizer que o serviço prestado foi de planejamento financeiro. Porém, caso houvesse um interesse da empresa, o planejamento poderia ser expandido dentro do conceito estratégico. Isso porque, todas as vezes que o planejamento é feito visando apenas as projeções financeiras, ele precisa analisar o conceito do mercado e da empresa internamente para chegar a essas conclusões, podendo também expandir o seu serviço projetando o futuro geral da empresa, segmentando-a ao mercado, fazendo, assim, um planejamento estratégico.

Quando falamos de planejamento estratégico, falamos em um serviço contábil amplo que passa por todas as esferas da empresa, estudando o mercado, clientes, concorrência etc. Já o planejamento financeiro é restrito na previsão de orçamentos, listas de trâmites financeiros periódicos e balancetes.

Conceito

Enquanto o orçamento do plano estratégico foca em adaptar seus recursos de forma funcional, os planos financeiros pensam só em lucro monetário, se esquecendo da relação custo-benefício.

No planejamento estratégico, o planejamento financeiro é um dos fatores a ser levado em consideração, mas não é fator preponderante.

O planejamento estratégico utiliza-se dos materiais fornecidos pela empresa de contabilidade por trás do projeto, mas também utiliza-se de imagens que vão além do papo meramente financeiro.

São essas as diferenças mais claras entre o planejamento financeiro e econômico, a estratégia a longo prazo e a forma como lidar com a implementação práticas dessas ideias.

Plano estratégico é maior que financeiro

Muito mais que um plano orçamentário, a ideia é a estabilização de um projeto financeiro. Por isso, a diferença entre o planejamento estratégico e o financeiro, pois o planejamento estratégico condiz com estratégias que vão colocar a sua empresa nos eixos. Para isso, como um bom processo estrategista, precisa ter um plano de recuperação que passe pela economia, mas que não seja apenas econômico, mas que acampe, também, os princípios e os valores perdidos na sociedade, por exemplo. A amplitude do mote, quanto ao planejamento estratégico em relação ao financeiro, que é focado apenas em valores econômicos, é a grande diferença entre os dois tipos de planejamento.

Fale Conosco

Ligue para nós